Em reunião, nesta manhã (4), em Ipeúna, o prefeito Mario Botion – e agora presidente da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) – participou do lançamento do Circuito Urbano 2023. A proposta é uma iniciativa da ONU Habitat. Na oportunidade, ele deu o exemplo de Limeira, que desde o seu primeiro mandato tem trabalhado na regularização de 370 núcleos da zona rural, e cerca de 1,2 mil moradias do Cecap, bem como imóveis do Residencial Antônio Simonetti. “O tema é de extrema importância para os municípios. Estamos empenhados, em todos os cantos da nossa cidade, na regularização dos condomínios. E isso traz avanços para todos os envolvidos - moradores e prefeitura”, disse.
A secretária-executiva do Programa Cidade Legal, Candelária Maria Reyes Garcia, abordou a questão da “regularização fundiária como pilar do desenvolvimento urbano e econômico e apoio para construção de cidades resilientes”. Sua fala foi baseada na Lei Federal 13.465/17.
A reunião de mais uma câmara temática da RMP contou ainda com a participação de quatro secretários municipais: Marcela Siscão (Habitação), Matias Razzo (Urbanismo), Simone Zambuzi (Meio Ambiente e Agricultura) e Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação). Representantes de 24 cidades, da área de abrangência da Região Metropolitana de Piracicaba, acompanharam o lançamento do Circuito Urbano.
Também marcaram presença o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, e o promotor do Gaema, Ivan Carneiro Castanheiro. Todos os participantes foram recepcionados pelo prefeito de Ipeúna, Diego Heron Pinheiro.