Começou nesta segunda-feira (2) o Curso de Formação Inicial dos novos Guardas Civis Municipais (GCMs) de Cordeirópolis. Os 12 novos agentes foram convocados em janeiro deste ano pela prefeita Cristina Saad, que acompanhou o início das aulas. Eles devem cumprir uma jornada de 822 horas de formação para atuar nas ruas, o que deve ocorrer em junho, em estágio probatório.
O curso faz parte da Academia Preparatória da GCM de Cordeirópolis, instituída pela gestão Cristina Saad. “Quero parabenizar o esforço da equipe do nosso secretário Amarildo Zorzo para desenvolver a academia, permitindo que os GCMs sejam formados aqui, com qualidade e eficiência, o que refletirá em mais segurança para nossa população”, afirmou a prefeita.
O curso está integrado aos módulos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e terá a condução de docentes graduados – a maioria já com doutorado, ampla experiência na área e que são referência no Estado. Munição, armamento e uniformes também estão em fase de aquisição para atender aos novos GCMs.
A qualificação dos guardas e a compra de equipamentos têm um investimento de, aproximadamente, R$ 200 mil. “Para efeito de comparação, somente a formação dos GCMs, fora da academia e desconsiderando os equipamentos, teria um custo estimado de R$ 240 mil. Será uma economia relevante para o município”, explicou o secretário de Segurança Pública e Trânsito.
Além da formação teórica, estão incluídas aulas de defesa pessoal, técnicas de abordagem e de mobilização e condicionamento físico, que serão realizadas em espaços da Prefeitura de Cordeirópolis. Os GCMs deverão cumprir, também, 160 horas de prática de tiro.