Limeira recebeu, na manhã desta quarta-feira (4), técnicos de controle de vetores de oito municípios para um treinamento prático sobre a aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-Aedes), estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A atividade ocorreu das 8h às 12h, com ações na UBS Santa Eulália.
Participaram da capacitação técnicos dos municípios de Limeira, Araras, Conchal, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Iracemápolis, Engenheiro Coelho e Rio Claro.
Durante a atividade, os participantes receberam orientações teóricas e práticas sobre a correta aplicação da técnica, que consiste na borrifação de inseticida em superfícies internas dos imóveis, proporcionando efeito residual prolongado no controle do vetor.
De acordo com o engenheiro do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), Marco Antônio Ferreira da Costa, a tecnologia já vem sendo utilizada no estado de São Paulo como estratégia complementar de prevenção da dengue: “A aplicação é realizada, principalmente, em prédios públicos como escolas, unidades de saúde e repartições municipais, priorizando áreas com maior incidência da doença. O produto possui eficácia comprovada de até dois meses”, explicou.
A ação foi organizada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) das regionais de Campinas e Piracicaba, por meio da Área de Vetores, e integra o conjunto de estratégias voltadas ao fortalecimento da vigilância epidemiológica e do controle do Aedes aegypti na região.