O Viaduto Jânio Quadros, um dos mais antigos de Limeira, vai receber obras de recuperação estrutural. Com investimento na ordem de R$ 758 mil, o serviço está na fase de licitação e é resultado de uma vistoria técnica realizada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. O trabalho identificou anomalias que envolvem a estrutura do viaduto. “Vamos recuperar um patrimônio histórico da cidade”, declara o prefeito Mario Botion.
Chefe de fiscalização da pasta, o engenheiro Nicola Manis Rodrigues é quem assina o relatório de vistoria técnica. Conforme ele aponta, a maioria das falhas encontradas relaciona-se à fase de concretagem. “Faltaram os espaçadores que garantissem o recobrimento total da armadura. Isso causou infiltração, carbonatação, exposição com corrosão da armadura e pequenos deslocamentos da placa de concreto”, descreve.
De acordo com o engenheiro, a obra deve aumentar a durabilidade da estrutura do viaduto. “O serviço consiste na reabilitação da estrutura de concreto armado degradado, substituindo por um material adequado constituído de compostos de cimento”, explica Rodrigues. O prazo de recuperação do viaduto é de quatro meses, contados a partir da data da ordem de serviço.
Botion reforça que a vistoria técnica de viadutos e pontes do município atendem à legislação e é realizada de maneira permanente e contínua. “É um trabalho preventivo, que permite identificar eventuais problemas, para então fazermos a manutenção necessária, como é o caso do Viaduto Jânio Quadros, um dos mais antigos e mais importantes de Limeira”, pontua o chefe do Executivo.