O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e o Conselho Municipal dos Direito do Idoso promoveram na manhã desta terça-feira (20), no teatro Nair Bello, o seminário “Política Pública para o Envelhecimento Ativo e Saudável”. A iniciativa é alusiva ao “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, que ocorreu em 15 de junho. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Participaram da mesa de abertura, a vice-prefeita Erika Tank, representando o prefeito Mario Botion, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, e a presidente do Conselho do Idoso, Fernanda Mendes. Também prestigiaram o evento, os vereadores Terezinha da Santa Casa e Betinho Neves, a coordenadora do Creas, Joice Campos, integrantes do Conselho do Idoso, a presidente da Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Limeira (Atapil), Nair Facco, profissionais que atuam na área, idosos que participam dos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre outros.
Como assistente social, Fernanda falou sobre a “imensa alegria” de atuar na Diretoria de Vigilância Socioassistencial e no Conselho do Idoso, onde exerce a função de presidente. Ela destacou a importância de reforçar o aumento da demanda pelos serviços que integram a Rede de Atenção ao Idoso e da necessidade de garantia de direitos. “As políticas voltadas ao envelhecimento da população precisam ser constantemente construídas”, frisou. “Devemos preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, para assegurar o envelhecimento digno e saudável”, completou.
Erika Tank, por sua vez, agradeceu o trabalho desenvolvido por toda a equipe técnica da prefeitura. “Vocês fazem um trabalho incrível”, afirmou. A vice-prefeita observou, ainda, os desafios relacionados ao envelhecimento da população. “A pirâmide etária do Brasil está se invertendo, e no futuro próximo, teremos mais idosos que crianças e adolescentes”, enfatizou.
De acordo com estimativas da Fundação Seade, Limeira tem atualmente 300.406 habitantes. Desse total, há 50.282 indivíduos (ou 16%), na faixa de 0 a 14 anos; 60.984 (20%), de 15 a 29 anos; 134.936 (44%), de 30 a 59 anos; e 54.204 (18%) com 60 anos ou mais. Na projeção para 2050, a relação entre crianças e idosos se inverterá, serão aproximadamente 100 mil idosos para 35 mil crianças de 0 a 14 anos.
Botion, segue atento à questão do envelhecimento populacional, fez questão de comentar o tema. “Nós, enquanto gestores, devemos traçar estratégias que permitam não apenas o aumento da longevidade, mas também, que garantam à terceira idade uma vida plena, com qualidade e dignidade”, citou o prefeito.
Nesse sentido, Aucélia endossou a necessidade de ampliação das atuais políticas públicas voltadas a essa parcela populacional. Essas medidas, segundo ela, passariam pelo planejamento urbano e acessibilidade dos espaços públicos, entre outras ações. “Espero que possamos realmente construir uma cidade com envelhecimento ativo e saudável”, citou.
Aucélia informou que o município estruturou uma ampla rede de atenção às pessoas idosas. Essa rede conta com serviço específico para o atendimento a idosos em situação de violência, seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras), 40 grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (incluindo três mantidos por Organizações da Sociedade Civil), e o Centro Dia, gerenciado pela Associação Casa de Apoio Romeiros de Nossa Senhora Aparecida (Cara), no Jd. Vista Alegre.
APRESENTAÇÃO
Após a abertura do seminário, o casal Idelazir e João Maria Ribeiro, que frequentam o grupo da terceira idade Amigos Felizes (Cara), fizeram uma apresentação musical, com voz, violão e atabaque.
Em seguida, o auditor Fiscal aposentado e especialista em imposto de renda, Valter Koppe, ministrou a palestra intitulada: “Imposto de Renda e a interface com o Fundo Municipal do Idoso”. E na sequência, a especialista em políticas para o envelhecimento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Elaine Moura, discorreu sobre "Ageísmo: o que é e como combater o preconceito contra a pessoa idosa."