O prefeito Mario Botion visitou as obras de reforma do imóvel do Ambulatório de Saúde Mental. Localizado na Av. Ana Carolina de Barros Levy, o local abrigará o Centro de Atenção Psicossocial III (24 horas), o Caps 3. A obra está orçada em R$ 1,07 milhão, com recursos de emenda do deputado federal Marcos Pereira, intermediada pelos vereadores Nilton Santos e Ceará, e contrapartida da prefeitura.
“É um investimento significativo na reforma desse prédio, construído há mais de 20 anos. As melhorias vão permitir a execução de um trabalho importante de atendimento à população com uma estrutura de qualidade”, destaca o prefeito Mario Botion. O Caps atenderá, 24 horas, pacientes com transtornos mentais graves e persistentes. Serão disponibilizadas 14 vagas (leitos de acolhimento, observação e internação).
De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, responsável pela vistoria das obras, os trabalhos concentram-se na demolição e remoção de piso, paredes, portas e louças cerâmicas. Em paralelo, é instalado o sistema de proteção de descargas atmosféricas (SPDA). Na sequência, as equipes devem iniciar a execução da instalação hidráulica no térreo e no pavimento superior e o aterramento do prédio.
MELHORIAS
No pavimento térreo, a remodelação do espaço permitirá a criação de salas de recepção e de espera. Além disso, serão criados dois quartos com sanitários e salas para isolamento e estabilização, procedimento de enfermagem e preparo de medicamentos. Haverá, ainda, quatro salas com leitos e consultório interligado à coordenação. Já na parte superior, o projeto inclui oito consultórios médicos, módulo de terapia, sala de administração, duas salas de arquivo, estoque, farmácia, ala para aplicação de medicamentos, entre outros.
Quanto aos aspectos estruturais, parte do piso dos corredores e demais ambientes será trocada. Banheiros terão acessibilidade às pessoas com deficiência (masculino e feminino). Toda a parte externa do imóvel será pintada e revitalizada. Já a rampa de acesso ao local precisará de adequação, de acordo com as normas vigentes. O prédio ganhará uma área de lazer externa, com pergolado, ducha e cobertura para uso dos pacientes.
A reforma também prevê melhoria das instalações elétricas, com substituição do atual modelo de iluminação por led, tanto na fachada do edifício quanto nas áreas internas. A construção também terá novos equipamentos contra incêndio e hidrantes. Um avançado sistema de telefonia tornará o serviço mais eficiente. Quanto à área hidráulica, haverá obras de drenagem externa, com instalação de canaletas para escoamento de água das chuvas.
O prazo para conclusão dos trabalhos é de seis meses.