Menu
Mais previsões: Sao Paulo 30 day forecast
Prevenção: entenda como funciona o combate permanente à dengue em Limeira
Publicado em 12/02/2025 10:49
Novidades

A Prefeitura de Limeira, por meio da Divisão de Vigilância de Zoonoses, mantém um trabalho permanente de prevenção e controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As ações desenvolvidas buscam reduzir os focos de proliferação e conscientizar a população sobre a importância de manter as residências livres de criadouros do mosquito.

 

Segundo dados da Secretaria de Saúde, até  dia 11 de Fevereiro, o município registrou 145 casos positivos de dengue em 2025.

 

Dentre os trabalhos realizados estão visitas a imóveis (casa a casa), controle de pontos estratégicos e imóveis especiais, atividades educativas, fiscalização de terrenos desabitados e casas abandonadas (realizada pela Divisão de Posturas), emissão de notificações, controle com bloqueio de criadouros e aplicação de nebulização quando necessário, além da realização de mutirões aos sábados.

 

Moradora do Jardim Caieira, Cristiane Soares, reforça a importância dos cuidados individuais. “Faço a minha parte, em casa sempre verifico vasos, plantas e outros materiais”, afirma.

 

A gerente da Divisão de Zoonoses, Pedrina Rodrigues Costa, destaca algumas medidas essenciais que devem ser adotadas pela população. “Pequenos cuidados podem fazer uma grande diferença no combate à dengue. Pelo menos, uma vez por semana,  descarte todo objeto que não esteja em uso e que possa acumular água. Outra recomendação é guardar em local seco e coberto utensílios que retenham a água da chuva”, orienta Pedrina.

 

A Prefeitura também instituiu, no início do mês, o Plano de Contingência Municipal para a Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas, com foco no combate à transmissão da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. A iniciativa integra diferentes secretarias e autarquias nas ações de prevenção e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao combate do vetor dessas doenças.

Comentários