O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio, foi tema de uma capacitação hoje (17) no Teatro Nair Bello para profissionais da educação e da assistência social. O tema foi “O município de Limeira frente ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes”. É o 23º ano de mobilização em referência à data, instituída por legislação federal.
Participaram a vice-prefeita Erika Tank, que representou o prefeito Mario Botion, a presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Maria Aucélia Damaceno, o presidente da Câmara, vereador Everton Ferreira, o vereador Elias Barbosa, e os secretários André De Francesco (Educação), Wagner Marchi (Segurança Pública e Defesa Civil) e Sérgio Moreira (Comunicação Social).
A iniciativa é do Ceprosom, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Limeira “David Arantes” (Cedeca) e Secretaria de Educação dentro da campanha “Faça Bonito”. Durante o evento, palestraram Camile Benatto Diogo, formada em serviço social, e Rafael Estevão de Souza Batista, formado em direito.
“Eventos como esse buscam permitir que o acolhimento às crianças e adolescentes vítimas de violência aconteça de forma mais afetuosa e rápida”, afirmou Erika Tank. “Uma formação extremamente importante, para auxiliar os atores envolvidos, nas áreas da educação e da assistência social, a identificar casos relacionados à violência sexual e os aspectos jurídicos desse atendimento”, enfatizou Aucélia.
Francesco destacou a importância de unir atores de diferentes áreas em prol desse tema. “É por meio dessa união que teremos resultados efetivos nessa discussão. A Secretaria de Educação será sempre parceira das iniciativas em benefício às crianças e adolescentes”, falou. “O Legislativo também apoia essa causa, no sentido de levar esse tema a sério e buscar melhorias”, disse o vereador Everton Ferreira.
O prefeito Mario Botion também salientou a importância da discussão. “O combate ao abuso de crianças e adolescentes é um trabalho permanente realizado pela assistência social do município, por meio do Ceprosom e de outras entidades parceiras”, pontuou o chefe do Executivo.
Ainda durante o evento, alunos da Emeief Prof.ª Maria Apparecida de Luca Moore, em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro Comunitário do Jardim Ernesto Kühl, realizaram uma apresentação de dança em alusão ao tema, com coordenação da professora Thais Rosa.