Você sabia que a Santa Casa de Limeira também é referência na formação de médicos especialistas? Desde 1997, a instituição é campo prático para ensino e saúde e, desde 2005, foi certificada pelo Ministério da Educação (MEC) como um Hospital de Ensino. Neste próximo sábado (21/2), mais 39 médicos especialistas serão certificados em solenidade que terá a presença de autoridades públicas e médicas, totalizando mais de 600 profissionais formados em Residência Médica pela Santa Casa de Limeira desde o início, considerando registros históricos físicos e digitais.
Neste ano, concluem os programas de residência médicos das seguintes áreas: Anestesiologia (3), Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular (3), Cirurgia Geral (4), Cirurgia Vascular (3), Clínica Médica (6), Medicina Intensiva Pediátrica (1), Ginecologia e Obstetrícia (5), Oftalmologia (4, sendo 2 residentes e 2 aprimorandos), Ortopedia e Traumatologia (4), Otorrinolaringologia (2) e Pediatria (4).
Como Hospital de Ensino, a Santa Casa mantém programas de formação prática em diversas áreas da saúde, como na Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Radiologia, com estágios que variam de 30 dias a dois anos para alunos ainda em graduação. A Residência Médica, por sua vez, é uma modalidade de pós-graduação destinada a médicos já formados, com duração de dois a cinco anos e carga semanal de 60 horas, que confere título de especialista ao profissional.
O ingresso nos programas de residência ocorre por meio de processo seletivo público, conduzido por empresa contratada exclusivamente para essa finalidade. A atuação como hospital formador também contribui para a atualização contínua de protocolos e processos assistenciais, integrando ensino e prática clínica.
O coordenador do Hospital de Ensino, Dr. Luiz Pedro Prada Neto, destaca a extensão da preparação profissional:
“A formação médica tem um período muito extenso de treinamento até a completa autonomia do profissional. São seis anos de curso, com um período de dois anos em regime de internato, para que o profissional possa estar habilitado para a assistência. Nos casos de dedicação à uma área específica (especialização), acrescenta-se mais dois a cinco anos de formação. Em alguns casos, até mais. Trata-se de uma longa atividade de conhecimento de técnicas e abordagens, além de complementação teórica. Fazer parte deste campo de prática eleva a capacidade institucional de atualização e performance assistencial. Além disso, promove a fixação de novos especialistas na região, aumentando a oferta de serviços para a população”.
Para a direção do hospital, é imensa a honra em poder contribuir efetivamente com a formação, de qualidade, de novos profissionais médicos.
No último ano, o Hospital de Ensino da Santa Casa de Limeira renovou os programas de Cirurgia Geral, Neurocirurgia e Medicina Intensiva Pediátrica, incluiu a Cirurgia Cardíaca e ampliou vaga em Neurocirurgia. Também conseguiu cinco novas bolsas pelo MEC: Ortopedia, Cirurgia Cardíaca, Oftalmologia, Urologia e Neurocirurgia.
Prêmio de Incentivo à Pesquisa “Dr. Hélio Márcio Mamede” chega à 8ª edição
Durante a solenidade de formatura será realizada a entrega do Prêmio de Incentivo à Pesquisa “Dr. Hélio Márcio Mamede”, que está em sua 8ª edição. Três trabalhos científicos desenvolvidos por médicos residentes serão premiados e apresentados no evento. Desde a implantação da Residência Médica, o Hospital de Ensino mantém estímulo permanente à produção científica como parte da formação profissional e do desenvolvimento técnico da comunidade assistencial.
O prêmio foi criado em homenagem ao médico e professor Hélio Márcio Mamede, que integrou o corpo docente da instituição e teve atuação voltada à prática médica, ao ensino e ao incentivo à pesquisa entre profissionais em início de carreira. A iniciativa mantém o objetivo de estimular estudos aplicados e pesquisas relevantes nas diferentes áreas de especialização, com participação ativa de preceptores e equipes de supervisão acadêmica.