O Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal de Limeira flagrou, na manhã desta terça-feira (27), um homem realizando o descarte irregular de materiais inservíveis em uma área proibida na Estrada Municipal José Muniz Barbosa, que liga Limeira a Arthur Nogueira. Ele foi autuado no local, com multa de aproximadamente R$ 1.500 pela infração ambiental.
O suspeito utilizava um caminhão baú para abandonar resíduos como madeira, plásticos e papéis em um ponto que possui placas de sinalização proibindo esse tipo de prática. Durante a abordagem, o homem admitiu que já havia feito outros descartes no mesmo local em datas anteriores.
Na área existem duas caçambas autorizadas exclusivamente para lixo doméstico, recolhido regularmente pela Prefeitura. O despejo de materiais volumosos e inservíveis nesse espaço é proibido e caracteriza infração ambiental. O descarte adequado desse tipo de material deve ser feito nos ecopontos do município.
De acordo com os GCMs Godoy, Dollo e Marcelo Ramos, a fiscalização tem sido reforçada, principalmente na zona rural, para coibir irregularidades e preservar o meio ambiente. Em Limeira, as multas por descarte irregular podem chegar a R$ 11 mil.