O Viveiro de Mudas do Horto Florestal recebeu na última semana as atividades do curso gratuito “Aquaponia - Sistema integrado de plantas e peixes”. Participaram da iniciativa 12 alunos. Foram oferecidas aulas teóricas e práticas, em que os participantes puderam montar, operar e manejar o sistema aquapônico em um ambiente real. A realização é da Prefeitura de Limeira, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP) e o Sindicato Rural de Limeira.
A técnica é inovadora e integra a criação de peixes em caixas com o cultivo de hortaliças por hidroponia. O sistema utiliza 90% menos água que a agricultura tradicional, além de otimizar recursos e maximizar a produção, já que ocorre simultaneamente a produção de dois tipos diferentes de alimentos. Outra vantagem da aquaponia é a fertilização natural, a partir dos dejetos dos peixes, o que elimina a necessidade de adubos químicos e reduz o impacto ambiental.
A secretária de Agronegócios e Áreas Rurais, Antonieta Polatto, ressalta a importância de promover métodos de cultivo que garantam a segurança alimentar com uso eficiente dos recursos naturais. “Temos o compromisso em levar tecnologia e sustentabilidade aos produtores rurais e demais interessados, impulsionando a inovação e o empreendedorismo no campo”, fala.