Servidores da Secretaria de Segurança Pública de Cordeirópolis estiveram em Campinas nesta terça-feira (21) para participar do treinamento de Operações de Inteligência e Contrainteligência (OSINT). A iniciativa é do Centro de Inteligência Metropolitano (CIM) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Campinas.
O objetivo foi capacitar os profissionais que atuam nos setores de inteligência das forças de segurança pública dos municípios, com ênfase em técnicas modernas de coleta, análise e uso de informações obtidas em fontes abertas, a chamada “open source intelligence”. Procedimentos voltados à contrainteligência e à proteção de dados sensíveis também foram pautados.
Os participantes também tiveram acesso a ferramentas operacionais, estudos de caso e dinâmicas práticas. A intenção é aprimorar das atividades investigativas no âmbito das Guardas Municipais e outros órgãos integrados.
“Investir em capacitação é garantir que nossos agentes estejam preparados para os desafios reais da segurança pública moderna. A inteligência é essencial para uma atuação preventiva, técnica e eficiente”, destacou o secretário de Segurança Pública, Amarildo Zorzo.