Dezenas de pessoas assistiram na semana passada sessão de cinema ao ar livre no Jardim Panorama, em Rio Claro. O evento foi organizado pelo instituto Usina de Sonhos e teve apoio da prefeitura, que trabalha para implantar projeto próprio de exibições ao ar livre nos bairros e distritos do município.
“Eventos como o realizado no Panorama nos ajudam a avaliar a receptividade da população para esse tipo de atividade”, explica a secretária municipal de Cultura, Nathália Spatti, informando que o objetivo da pasta é viabilizar para o ano que vem uma ampla programação de cinema itinerante.
A atividade de sexta-feira fez parte da iniciativa Cine Céu. Rio Claro foi contemplada com uma exibição a partir de emenda do deputado estadual Marcos Damásio, por meio de indicação do secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Yves Carbinatti. O filme exibido foi "Minions 2 - A Origem de GRU". Houve distribuição de pipoca e refrigerante.
O Cine Céu é um projeto de cinema itinerante movido a energia solar que une arte, cultura e sustentabilidade. No caminhão são adaptadas placas solares e equipamentos que permitem gerar a energia necessária para a sessão de cinema.
O projeto é viabilizado através de parceria da Usina de Sonhos com o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas.