Desde outubro de 2023, está em vigor em Rio Claro, lei que permite a revisão de faturas de água e esgoto quando constatados vazamentos ocultos (não visíveis) em imóveis.
A solicitação deve ser feita presencialmente na sede do Daae, mediante agendamento no telefone 0800-505-5200, que funciona 24h e atende telefones fixos e celulares.
O pedido deve ser feito pelo titular da conta, com cadastro atualizado, em até 90 dias após a emissão da fatura. A autarquia fará a análise dos documentos e o cálculo da média de consumo.
Deve ser apresentada documentação que comprove o problema e o reparo realizado:
· Fatura a ser analisada
· Fotos nítidas, datadas e legíveis do local do vazamento que comprovam o vazamento e seu reparo
· Notas fiscais dos materiais utilizados
· Notas fiscais e recibos de mão de obra
· Relatório técnico datado e assinado pelo prestador de serviço responsável pelo reparo
O atendimento presencial é realizado de segunda à sexta, das 8 às 15h30 na sede da autarquia, na Avenida 8A, número 360, no bairro Cidade Nova.
Nos casos de vazamentos visíveis, a revisão pode ser solicitada apenas para a fatura de esgoto.
Cartilha
Como parte das ações de conscientização, o Daae disponibiliza em seu site (https://daaerioclaro.sp.gov.br) a cartilha “Encontrando Vazamentos”, com dicas e testes para identificar problemas na rede hidráulica dos imóveis.
Disponível para visualização, impressão e download, para ter acesso a este guia, na página inicial do site, clique na aba "DAAE" e depois em "Portarias". Ao ser direcionado para outra página, clique em "Encontrando Vazamentos".