O Centro de Saúde da Criança Dra. Zilda Arns Neumann, inaugurado nesta segunda (13) pelo prefeito Murilo Félix e pela deputada federal Renata Abreu, já está em pleno funcionamento. No primeiro dia, foram realizados 20 atendimentos pediátricos, a maioria relacionados a vômito, tosse e diarreia.
De acordo com a enfermeira coordenadora da unidade, Joyciane Mayara Oliveira Silva, a receptividade da população tem sido muito positiva. Ela contou que, nesta terça-feira (14), a sala para crianças com TEA já foi utilizada e que as crianças ficaram “encantadas” com o ambiente.
Na sala de espera geral, Maria Nilza Benjamin, moradora do Jd. Nova Limeira, aguardava a consulta para o neto de 1 ano, que apresentava tosse persistente. Ela disse que costumava utilizar os serviços do antigo Hospital da Criança, fechado em 2021, e soube da reabertura do espaço ontem mesmo. “Colocar de volta esse serviço foi a melhor coisa que poderia ter acontecido”, afirmou.
Idade
O público-alvo são crianças de 0 a 13 anos, 11 meses e 29 dias. Para a consulta, é necessário apresentar documento de identificação dos pais (ou responsáveis) e da criança, além do Cartão SUS.
Endereço
O novo espaço fica na Rua Sete de Setembro, 932, no Centro, e é mantido pela Prefeitura de Limeira, com administração do Hospital Humanitária, sob supervisão da Secretaria de Saúde. A unidade oferece cuidado pediátrico gratuito diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, 24 horas por dia.
Recursos oferecidos
Com estrutura voltada exclusivamente ao público infantil, o Centro de Saúde da Criança dispõe de todos os recursos para o atendimento de urgência e emergência. O espaço conta com dois consultórios médicos, sala de observação com quatro leitos (sendo um berço), sala de estabilização, sala de pequenos procedimentos (como suturas e curativos), inalação, administração de medicamentos e outros ambientes de apoio. Também estão disponíveis coleta de exames laboratoriais e raio-x digital. Além disso, todos os ambientes são climatizados e possuem identidade visual voltada ao universo infantil.
Crianças com TEA
Um dos diferenciais da unidade é a sala de espera para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), equipada com pufes, brinquedos e isolamento acústico. O espaço foi projetado para acolher esse público com conforto e segurança.
ICOM
Outro destaque é o uso da Plataforma Icom, sistema digital que oferece interpretação e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) — um avanço na integração entre tecnologia e inclusão, que amplia o suporte a pessoas surdas ou com deficiência auditiva. O recurso é simples e ágil: basta escanear o QR Code disponível nas placas sinalizadoras para abrir uma chamada de vídeo com um intérprete, que faz a intermediação entre o paciente e o atendente. O serviço funciona on-line, em tempo real, 24 horas por dia.