Menu
Mais previsões: Sao Paulo 30 day forecast
Adolescentes da Fundação Casa visitam cursinho pré-vestibular Colmeia em Limeira
Estudantes também conheceram o campus da FCA/Unicamp
Publicado em 28/08/2025 16:20
Novidades
O cursinho pré-vestibular Colmeia, projeto de extensão da FCA/Unicamp em parceria com a Prefeitura de Limeira, recebeu a visita de cinco reeducandos da Fundação Casa de Mogi Mirim. A atividade aconteceu nesta quarta-feira (27). Os estudantes também conheceram o campus da FCA/Unicamp. Participaram da iniciativa o presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, e a assistente social Maria Helvira Andrade, que representou o secretário de Educação, Antônio Montesano Neto. Os professores orientadores Josely Rimoli e Marcelo Maialle conduziram os trabalhos. 
 
A partir desse semestre, todas as unidades da Fundação Casa do Estado de São Paulo poderão ser atendidas pelo projeto, que oferece aulas a distância. Desde 2021, as unidades da região de Campinas participam da iniciativa. Dois desses adolescentes cursam o terceiro ano do ensino médio e já participam das atividades do cursinho. Os demais, que estão no primeiro e segundo anos, podem se matricular futuramente. 
 
Para o diretor pedagógico da unidade de Mogi Mirim, Altamir Luiz da Cruz, a parceria com o Colmeia é de fundamental importância para os alunos. “Essa visita foi pensada para que eles conheçam o espaço e percebam que no futuro eles podem cursar o ensino superior”, fala. O diretor avaliou a atividade como positiva. “Eles puderam conhecer laboratórios e equipamentos de diferentes áreas do conhecimento”, conta. Para ele, essa experiência irá enriquecer o aprendizado dos adolescentes. 
 
COLMEIA
O cursinho pré-vestibular Colmeia é um projeto de extensão da FCA/Unicamp, referência em preparação de alunos para o ensino superior. As aulas presenciais ocorrem há mais de dez anos, em parceria com a Prefeitura de Limeira. São atendidos mais de 1.000 alunos por ano. Em 2020, em razão da pandemia de coronavírus, começaram a ocorrer aulas à distância. Já a parceria com a Fundação Casa teve início em 2021. Com o retorno das atividades presenciais, o projeto EAD foi mantido tanto para a órgão quanto para estudantes de diversas regiões do Brasil, incluindo indígenas e quilombolas. No início deste ano, 83 alunos do Colmeia foram aprovados em cursos superiores.
Comentários