Cerca de 100 agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Limeira participaram, nesta semana, de uma capacitação sobre "Prevenção e Tratamento do Uso Abusivo de Álcool e Drogas na Rede de Atenção Psicossocial - Raps". O evento, realizado no Espaço Elo (Pátio Limeira Shopping), foi promovido pelo Departamento de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e o Conselho Municipal Antidrogas (Comad). A iniciativa faz parte das ações do Junho Laranja – mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas, conforme legislação municipal.
O treinamento ocorreu quinta (26) e sexta-feira (27), e contou com a presença de Tony Almeida, presidente do Comad. As palestras foram ministradas por Josiane Miranda - psicóloga e coordenadora das equipes multiprofissionais (eMulti) da Atenção Primária à Saúde (APS) -, Milena Cianci Buck (psicóloga) e Aline Cristina Beiro Melzani (enfermeira) – ambas do Caps AD -, e ainda, Letícia Forti, psicóloga do Caps Infanto Juvenil (IJ).
Abordagem e objetivos
Josiane Miranda destacou as linhas de cuidado disponíveis para pessoas com sofrimento relacionado ao uso de substâncias psicoativas, reforçando o papel dos agentes comunitários como "porta de entrada" da Raps. "Muitas vezes, a família é a primeira a buscar ajuda, e os agentes são fundamentais para acolher e direcionar esses casos", explicou.
A capacitação teve como foco ampliar o conhecimento sobre estratégias de cuidado interdisciplinar, indo além da internação como única alternativa. "O objetivo é qualificar a rede pública, garantindo que a população conheça os recursos e os utilize de forma eficaz para reduzir os danos da dependência química", afirmou Josiane.
Em Limeira, a Secretaria de Saúde dispõe de duas unidades para atender pessoas com transtornos relacionados ao uso abusivo de drogas e outras substâncias, o Caps AD (para maiores de 18 anos) e o Caps IJ (para crianças e adolescentes até 18 anos).
Serviço:
- Caps AD
Rua Treze de Maio, 101 – Centro - Telefone: 3443-4428
- Caps IJ
Rua Samuel Chequi, 355 – Jd. Montezuma – Telefone: 3444-3892