O município de Rio Claro recebeu nesta quarta-feira (30) uma máquina composteira da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), a partir de articulação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
“Será uma ferramenta importante para a correta destinação e reaproveitamento de resíduos orgânicos, que serão transformados em adubo, colaborando para a preservação do meio ambiente”, ressalta o secretário Bruno Oliveira.
O equipamento, avaliado em R$ 310 mil, pode fazer a compostagem de resíduos orgânicos da ordem de 300 kg em até 22 horas, e permitirá que setores da administração municipal, como as escolas públicas, demonstrem na prática aos seus alunos boas maneiras de destinação dos resíduos.
Uma parceria deverá ser estabelecida entre as secretarias municipais de Meio Ambiente, da Agricultura e da Educação para definir projeto de uso do equipamento.
A composteira foi entregue à prefeitura de Rio Claro no município de Ribeirão Preto, na Agrishow, por Lucas Bressanin, diretor executivo do Itesp e que representou o secretário estadual da Agricultura, Guilherme Piai. Participaram do evento o secretário Bruno Oliveira, os vereadores Hernani Leonhardt e Ananias do Espetinho, e o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Agricultura, Geraldo Voluntário,