As secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira lançaram, ontem (10), no Teatro Nair Bello, o Programa de Educação Ambiental – Escola VerdeAzul 2025. O evento reuniu diretores e coordenadores das escolas da Rede Municipal de Ensino e do Programa Bolsa Creche.
Na ocasião, foram apresentados os projetos que serão desenvolvidos nas unidades ao longo do ano, com o apoio da Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância de Zoonoses, e da BRK.
Entre os temas que serão abordados nas ações, destacam-se: água e saneamento, biodiversidade, energia elétrica, prevenção à dengue, arborização, uso do solo, resíduos sólidos e reciclagem. "É uma satisfação participar deste momento tão importante. Temas como recursos hídricos, mudanças climáticas e o Programa Município VerdeAzul são essenciais para a preservação ambiental", destacou a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Antonieta Polatto.
O secretário de Educação, Antônio Montesano Neto, ressaltou a importância do trabalho da educação básica. “Os valores incorporados pelas crianças e adolescentes são fundamentais e a questão do meio ambiente é essencial para que no futuro possamos ter uma sociedade melhor”, afirmou.
A diretora Pedagógica, Helenice Guimarães, enfatizou o planejamento realizado para envolver toda a Rede Municipal de Ensino e o programa Bolsa Creche. "Este programa foi desenvolvido com seriedade para promover a educação ambiental e contribuir para a transformação social, estimulando o cuidado com o meio ambiente", explicou Helenice.
CERTIFICAÇÃO
Após a abertura, foram entregues certificados a diretores e coordenadores de 80 escolas que participaram do programa em 2024. Na sequência, a responsável pela Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Camilla Oliveira Melo apresentou as diretrizes do Programa Escola VerdeAzul 2025.
A solenidade também contou com a entrega de certificados do Programa Olho Vivo 2024, da BRK Ambiental, às unidades Emeief Limeira, Emeief Major José Levy Sobrinho e Emeief Egle Maria Ciarrochi.