A réplica da Torre Eiffel e a estátua do leão, no Lago Azul de Rio Claro, ficam até o final deste mês iluminadas nas cores azul em referência ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. O projeto da prefeitura de Rio Claro é realizado por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A data, 2 de abril, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Iluminar monumentos é uma iniciativa que dá visibilidade a vários temas importantes e ajuda a conscientizar as pessoas e a sociedade sobre inclusão”, destaca o assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer.
A ideia é também realizar ações conjuntas no Lago Azul remetendo a essas campanhas. “Queremos aglutinar em torno dessa ideia diversos segmentos, como organizações sociais, conselhos, setores do poder público e outros”, destaca Meyer.
Neste ano a ação tem apoio da Associação Movimento Mães Atípicas de Rio Claro, que realizou no domingo (6) caminhada autística no Lago Azul.