Nesta quinta-feira (5), autarquia completa 55 anos, sempre buscando melhorias na captação, tratamento e abastecimento de água para a população.
Fundado como entidade autárquica e independente no dia 05 de dezembro de 1969, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro, cada vez mais, cuida da água do município com respeito e eficiência.
A autarquia possui duas Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e ETA 2). A ETA 1 “José Maria Pedroso” fica no bairro Cidade Nova. Teve sua primeira etapa construída em 1949 e foi ampliada em 1969, passando a ter volume de 400 litros de água por segundo.
A captação da água bruta é feita no Ribeirão Claro, com produção média de 38 milhões de litros por dia. Fornece água para as regiões Norte, Sul e Central, além do distrito de Assistência, correspondendo a 40% do abastecimento da cidade.
Os outros 60% são distribuídos pela ETA 2 “José Crespo”. Inaugurada em 1982, fica na estrada que liga Rio Claro ao distrito de Ajapi. A captação é feita no rio Corumbataí com 500 litros por segundo, com produção média de 43 milhões de litros por dia. Abastece bairros das regiões Leste, Oeste e alguns bairros da região Sul, além do distrito de Ajapi.
A Central de Reservação e Distribuição de Água Tratada foi construída em 1998, no Distrito Industrial, com 16 milhões de litros de água de reserva.
Há mais de 80 mil ligações de água e mais de 900 quilômetros de extensão de redes de água em toda a cidade. Cinquenta e três reservatórios ativos e oito Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), sendo uma em cada distrito (Assistência, Batovi, Ajapi e Ferraz) e quatro na área urbana, com coleta e afastamento de 100% do esgoto gerado, com tratamento de 92% desse volume.
"Todos os funcionários são essenciais para o funcionamento do Daae. Trabalham dia e noite, todos os dias da semana, de maneira incansável, levando água de qualidade para toda a cidade, a todo instante, sempre com total competência, eficiência e comprometimento”, destaca o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.
O Daae faz, diariamente, a verificação da qualidade da água, coletando inúmeras amostras em pontos aleatórios da rede de todo o município e distritos para a realização de vários testes laboratoriais para análise dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.
Esses cuidados abrangem todo o sistema de distribuição das duas ETAs, que funcionam diuturnamente e de maneira permanente, com análises de controle de qualidade feitas a cada hora antes da saída da água tratada para toda a cidade.