Aproximadamente 1050 alunos de sete escolas estaduais de Limeira e Iracemápolis participaram em 2024 do projeto “Empresários do Futuro”, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Limeira (Ideli). Na quinta-feira (7), os participantes receberam certificados do programa, em evento realizado no Teatro Vitória.
Presente na solenidade, o prefeito Mario Botion destacou a realização do projeto. Se dirigindo aos alunos, ele citou a importância do conhecimento. “O conhecimento é algo que nos pertence e que ninguém tira”, observou. “O fundamental é aproveitar oportunidades como a desse projeto e compartilhar com outras pessoas o que sabemos”.
Presidente do Ideli, o empresário Bruno Bortolan afirmou que alunos participantes do projeto são diferenciados pelo fato de estarem ganhando conhecimento com a disciplina extra de empreendedorismo. “São estudantes muito especiais e que ao longo de suas trajetórias vão alcançar muito sucesso e prosperidade”, declarou.
O “Empresários do Futuro” tem como objetivos despertar no jovem o espírito empreendedor; estimular o desenvolvimento pessoal e as habilidades básicas para a comunicação; fortalecer princípios éticos; e proporcionar uma visão realista de como funciona a economia de mercado.
Ele conta como parceiros a Diretoria Regional de Ensino, a Junior Achievement do Estado de São Paulo, a Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), empresas patrocinadoras, consultores voluntários, diretores, professores, coordenadores de escolas, alunos e pais.
25 ANOS
Coordenado pelo empresário Celso Varga, o projeto é realizado em Limeira desde 1999. Em 25 anos, cerca de 19.250 crianças, adolescentes e jovens foram atendidos pelo programa em Limeira e Iracemápolis. Neste período, o trabalho contou com 1.069 consultores voluntários e 444 empresas patrocinadoras.
Participaram este ano, as escolas de Limeira, Professor Antônio de Queiroz, Leovegildo Chagas Santos, William Silva e Gustavo Peccinini, e de Iracemápolis, Joaquina de Castro Azevedo, João Ometto e Cesarino Borba.
Estiveram na solenidade, a dirigente regional de ensino, Gilsara Cavalcante de Lima Bandeira, a representante da Junior Achievement, Sherrine Mendes, o secretário de Desenvolvimento Turismo e Inovação, Tito Almirall e a vereadora eleita Mara Isa Mattos Silveira, além de empresários do Ideli e diretores e professores das escolas públicas.