Os incêndios que atingiram o interior de São Paulo deixaram um cenário de destruição em diversas cidades. Em Cordeirópolis, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e voluntários se unem para amenizar os impactos das queimadas para os animais e as florestas.
Com as queimadas ocorridas nos últimos meses, parte expressiva dos fragmentos florestais foram afetados e, consequentemente, a disponibilidade de alimentos para os animais silvestres foi comprometida.
Durante o mês de outubro a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente realizou vistorias nos principais fragmentos florestais afetados e, juntamente com voluntários independentes, planejaram as seguintes ações:
1. Campanha de doação de frutas. O Local de coleta das frutas será na própria sede da Secretaria de meio ambiente, na Avenida Vilson Diório, 567, Vila Pereira. As frutas serão destinadas diariamente para os fragmentos florestais afetados e dispostas nas margens dos cursos d’água, pois os animais frequentam esses locais em busca de água e descobrem os alimentos.
2. Dispersão de sementes em áreas afetadas. A Secretaria de Meio Ambiente vem se mobilizando para realizar sobrevoos nas áreas afetadas pelas queimadas para dispersão de sementes de espécies florestais nativas desta região. Contudo, aguardar o período prolongado das chuvas é de suma importância para o sucesso da ação.
3. Mobilização social para aumentar os aceiros nos entornos dos fragmentos florestais. Em novembro deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente encaminhará o Plano Local de Ação Climática para aprovação na Câmara de Vereadores. O Plano prevê uma série de medidas que visam minimizar os impactos das queimadas no Município.
As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na sede da Secretaria de Meio Ambiente. Mais informações e sugestões, ligar na Secretaria de Meio Ambiente (19)3546-8042.