A Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) apresenta o concerto “Scheherazade”, nestas quinta (19) e sexta-feira (20), no Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva, às 20h30. Baseado no livro das Mil e Uma Noites, o espetáculo traz o ballet da Estação da Dança, representando as músicas por meio das coreografias. A regência e direção do concerto é de Rodrigo Müller.
Scheherazade é dividida em quatro movimentos: O Mar e o Navio de Simbad; A História do Príncipe Kalender; O Jovem Príncipe e a Princesa e, por último, Festa em Bagdá. Outro destaque da peça são os recitativos de violino que serão interpretados pelo spalla da Osli, o violinista Samuel Lima.
Será apresentado na forma de ballet e orquestra, que foi exibido em 1910 na Ópera de Paris, com coreografias originais de Michel Fokine e adaptação de Bruna Oliveira. O espetáculo orquestral combina duas características comuns à música russa de Rimsky-Korsakov, em especial, o colorido deslumbrante da orquestração e um interesse no Oriente, que figurou muito na história da Rússia imperialista, bem como o orientalismo em geral.