Um acordo firmado na última semana entre a Neoenergia Elektro e a Prefeitura de Limeira prevê a regularização de cabos de telecomunicações (telefonia e internet) instalados à revelia na rede de postes em todo o município.
A colocação irregular desses itens nas estruturas de distribuição de energia elétrica pode se tornar um risco à segurança da população, pois pode causar sobrepeso e outros danos à estrutura dos postes.
A retirada dos cabos e outros equipamentos de telecomunicações integra a Operação Ordenamento e é necessária para garantir mais segurança, reduzir a poluição visual, identificar e eliminar as ligações clandestinas de cabos de telecomunicações.
As ações de ordenamento da rede elétrica já estão ocorrendo no município, sendo priorizados os locais com maior tráfego de pessoas visando a segurança da população.
“ Estamos realizando ações diárias para ordenamento de cabos e outros itens com o objetivo de ampliar a segurança e a qualidade do serviço prestado à população. Instalar cabos e equipamentos de telecomunicações sem o conhecimento da distribuidora pode tornar-se uma decisão perigosa”, afirma Fabio Lima, gerente da Neoenergia Elektro.
A Operação Ordenamento é contínua e a população pode colaborar, enviando relatos de onde haja possíveis irregularidades por meio do telefone 0800 701 01 02.
REGULARIZAÇÃO
As empresas de telecomunicação precisam apresentar projeto e aguardar a análise e aprovação da distribuidora antes de lançar os cabos nos postes, conforme determinação das agências reguladoras ANEEL/ANATEL/ANP.
As irregularidades identificadas pela Neoenergia Elektro durante a fiscalização são tratadas da seguinte forma: nos casos em que forem identificados pontos de fixação ou equipamentos instalados clandestinamente ou cabos que possam causar risco à segurança, tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos, vão baixo, caixa de terminação óptica ou reservas técnicas fora da norma, cabos descumprindo as distâncias de segurança etc.), a instalação irregular será retirada pela Neoenergia Elektro imediatamente.