O Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin) promoveu nesta terça-feira (28), no teatro Nair Bello, um encontro entre conselhos que lutam pela igualdade racial de todo o estado. Participaram da abertura, a vice-prefeita, Erika Tank, a presidente do Comicin, Ewelyng Teodoro Dias do Amaral, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, a representante da Secretaria de Cultura, Janaína Luz, a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/Limeira, Zaira Castro, e o presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Gil Marcos Santos.
Antecedendo os trabalhos, o Coral Afro Thulany, sob a regência de Cleusa Santos, executou o Hino Nacional, o Hino a Limeira, um trecho do Hino da África do Sul e a música Garota de Ipanema. Durante a apresentação, a bailarina Nicolle Porto Novaes fez uma performance no palco.
Erika Tank falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo Comicin, sobretudo quanto à efetividade das políticas afirmativas. “Há um longo caminho a percorrer, mas tenho certeza de que nosso município, assim como as 30 cidades representadas aqui hoje, farão a diferença no enfrentamento às desigualdades”, citou a vice-prefeita.
Ao declarar que o Nair Bello tornara-se nesta terça-feira um quilombo, no sentido de espaço para discussões e reivindicações, Ewelyng Teodoro destacou os aspectos positivos do encontro. “Que todos vejam que somos fortes, que estamos aqui e que não vamos mais aceitar que nosso povo fique de lado e sofra, precisamos avançar com urgência”, afirmou.
Resgatando a história do ex-preso político e ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, o presidente do Legislativo fez uma reflexão sobre o tema. “O principal ingrediente para construirmos pontes e diminuir desigualdades é nos balizarmos cada vez mais pelo amor”, afirmou Everton Ferreira.
O encontro teve prosseguimento, com apresentações e debates sobre os diversos temas: Mapeamento de avanços e desafios dos Conselhos Municipais de Igualdade Racial do Estado de São Paulo; Apresentação das principais iniciativas de cuidado com a saúde da população negra pelo Ministério da Saúde; Apresentação do Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial pelo Ministério da Igualdade Racial), Pacto das Cidades Antirracistas pelo Ministério Público, Estratégias para o fortalecimento dos Conselhos Municipais - conversa com o Conselho Estadual de Participação do Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.
Também participaram do evento, a estimuladora pedagógica da Secretaria de Saúde e integrante do Comicin, Benedita Aparecida Faustino Duarte, demais integrantes do Comicin, o secretário de Comunicação Social, Sérgio Moreira, a representante do Ministério da Igualdade Racial, Leonice Ap. Pereira Mourad, representantes do Ministério Público e de conselhos das cidades de Araraquara, Araras, Barueri, Capivari, Cordeirópolis, Pirangi, Rio Claro, São Vicente, Votuporanga, Cotia, Franca, Franco da Rocha, Itatiba, Itu, São José do Rio Preto, São Paulo, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Jaú, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Osasco, Santos, Suzano, entre outras.