Material "Encontrando Vazamentos" está disponibilizado no site da autarquia.
Uma torneira pingando pode gastar até 50 litros de água em um único dia. Nesse período de estiagem, a população deve redobrar a atenção em relação ao consumo e vazamentos nos imóveis.
Como parte das ações de conscientização sobre o uso consciente e sem desperdícios da água, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro elaborou uma cartilha sobre vazamentos em imóveis.
O material, chamado "Encontrando Vazamentos", foi elaborado de forma didática e de fácil entendimento e está disponível para visualização, impressão e download no site da autarquia, no endereço https://daaerioclaro.sp.gov.br/.
Para acessá-lo, na página inicial do site, clique na aba "DAAE" e depois em "Portarias". Ao ser direcionado para outra página, clique em "Encontrando Vazamentos".
"Em época de estiagem, todo cuidado com o consumo da água é extremamente importante", destaca o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.
A cartilha aborda como saber se há vazamentos no imóvel; apresenta testes para verificação de vazamentos como "teste do vaso sanitário", "teste do copo" e "teste da caixa d'água", além do funcionamento do equipamento geofone, utilizado para detectar vazamentos não aparentes.
"Essa cartilha vai sanar muitas dúvidas e ajudar a identificar vazamentos nos imóveis", ressalta Darci Alexandre Garcia, servidor do Daae há 23 anos que também trabalha como “caça-vazamentos”, um dos idealizadores do material.
O Daae orienta que vistorias de vazamentos sejam sempre feitas por profissionais da área como encanadores ou “caça-vazamentos”.
Lei de Vazamentos
Em novembro de 2023, o Daae regulamentou lei municipal sobre revisão do valor de faturas em caso de vazamentos ocultos (não aparentes) comprovados na rede hidráulica em imóveis.
Em até 90 dias, a partir da emissão da fatura, o usuário pode solicitar abatimento do valor da conta, se o valor consumido for três vezes a média de consumo mensal.
É necessário apresentar comprovação do vazamento oculto e efetuar os devidos reparos na rede hidráulica interna do imóvel.
Em caso de dúvidas e agendamento para esta revisão, o usuário deve ligar na Central de Atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200, que atende chamadas de telefones fixos e celulares, 24 horas, todos os dias.