O Oposta Espaço Inventivo traz a videoarte “Ruínas”, com abertura no dia 6 de abril, das 14h às 18h. É apresentado uma poética visual em torno das ruínas urbanas de Limeira, destacando sua relação valiosa com o tempo e a morte. A direção é de Allan Lourenço, com imagens de Vitória Trigo, edição de Gustavo Filipe e arte visual por Wesler Machado Alma. O projeto é contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo pelo Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
A videoarte explora a função simbólica das ruínas em tempos de crise, representando o fracasso político, a especulação econômica e o declínio social de um lugar. O projeto é uma videoinstalação, composta por diversos suportes e obras, problematiza o espaço urbano, suas ocupações e vazios, além da preservação do patrimônio arquitetônico da área central da cidade. A presença das ruínas nos lembra da transitoriedade das coisas, confrontando-nos com a realidade de que tudo tem um fim.
O Oposta Espaço Inventivo fica na Rua Lopes Trovão, 337, Vila Camargo. “Ruínas” recebe visitação até o dia 14 de abril, nos horários abaixo:
6 de abril: das 14h às 18h
De 8 a 12 de abril: com horário agendado
13 de abril: das 14h às 17h
14 de abril: das 14h às 16h.