A Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e a Câmara Municipal, por meio da Escola Legislativa, promoveram ontem (7) a Pré-Conferência da Juventude de Limeira. Foram discutidas políticas públicas relacionadas a três eixos: inclusão social, espaço urbano e infraestrutura escolar.
Realizado no Espaço Elo, no Pátio Office, o evento contou com a presença da vereadora Mariana Calsa e do responsável pela pasta, Tito Almirall, além de jovens e adolescentes, entre eles, os vereadores juniores. “Trata-se de um espaço para que a juventude possa expressar suas ideias, compartilhar sonhos e discutir soluções para as dificuldades enfrentadas”, afirmou Tito.
A abertura da Pré-Conferência coube a Renan Gomes, que é formado em Administração Pública pela Unicamp. Além de falar dos objetivos da iniciativa, ele fez uma breve explanação sobre a importância histórica da participação dos jovens na política, citando os “Caras Pintadas”, em 1992, e os protestos contra o aumento das tarifas no transporte público, em 2013.
No cenário atual, ele fez referência a lideranças jovens, como a ativista ambiental sueca, Greta Thunberg, e a paquistanesa e defensora dos direitos das mulheres e crianças, Malala Yousafzai - a pessoa mais jovem a receber um prêmio Nobel da Paz.
“É importante que os jovens ocupem os espaços de decisão e que participem da construção de políticas públicas específicas para eles”, frisou Mariana Calsa. “Os jovens protagonizaram movimentos políticos que marcaram a história mundial, e no Brasil não foi diferente”, completou a vereadora.