A sala de reuniões do Edifício Prada recebeu, na tarde desta sexta-feira (1º), a presença de dezenas de artistas contemplados pela Lei Paulo Gustavo, que prevê o investimento de recursos federais a projetos culturais. Os artistas, o prefeito Mario Botion e o secretário de Cultura, José Farid Zaine, assinaram os termos que autorizam o repasse de aproximadamente R$ 2,4 milhões a 78 projetos selecionados.
A estimativa é que mais de 600 pessoas da área cultural sejam beneficiadas diretamente e outras 2 mil, indiretamente. “Isso é resultado de um trabalho intenso do secretário Farid e toda sua equipe”, afirmou Botion. “Esse investimento faz a economia de Limeira girar e é um reconhecimento a essas pessoas que produzem cultura, que, desde 2017, é descentralizada e acontece em todos os cantos de Limeira”, completou o prefeito.
“É um prazer enorme para mim viver esse momento”, descreveu Farid Zaine. Ele enfatizou a importância do trabalho da equipe da Cultura, que se desdobrou para que o repasse dos recursos se tornasse realidade. Segundo o secretário, todos os prazos e etapas do processo foram cumpridos com celeridade, o que permitiu a concretização da seleção dos projetos e culminou na assinatura desta sexta-feira.
Presente à cerimônia, a vice-prefeita Erika Tank salientou a importância dos projetos culturais. “É através do trabalho de vocês [artistas] que o mundo se transforma. Vocês fazem a diferença”, comentou Erika. A vereadora Isabelly Carvalho, vice-presidente da Câmara, também prestigiou o evento e mencionou que o recurso é de “extrema importância para os trabalhadores e operadores da cultura no município.”
Para que os projetos culturais fossem selecionados, houve um amplo processo transparente, com consulta e audiência públicas, conduzido pela Secretaria de Cultura de Limeira. Denominada Lei Paulo Gustavo, a Lei Complementar 195/2022 busca incentivar a cultura e suprir as demandas e perdas sociais, além de reestruturar parte do sistema cultural afetado pela pandemia.
A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Marta Bellão, também acompanhou a cerimônia.