“Aprendemos a importância de procurar ajuda quando somos importunadas ou quando alguém que não conhecemos nos aborda. Aprendemos a denunciar qualquer tipo de abuso, de violência ou comportamentos estranhos. Aprendemos a não aceitar nada de estranhos. São aprendizados que levaremos para toda a vida e, hoje, compartilhamos com a família e amigos”. Essas são as palavras das alunas Emanuelle Sophie Volpini e Mariana Lima Andrade que, aos 10 anos, resumem de forma breve, o que aprenderam no projeto Educar Limeira 2023.
Emanuelle e Mariana participaram, na manhã de hoje (27) do encerramento do projeto, que aconteceu no Ceief Rafael Affonso Leite. No total, 165 estudantes desta unidade, especificamente dos 4º e 5º anos, receberam os certificados. Esses estudantes representaram os cerca de 7 mil alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular que tiveram acesso às palestras e atividades lúdicas neste ano. Participaram do evento, o prefeito Mario Botion, a vice-prefeita Erika Tank e os secretários Wagner Marchi (Segurança Pública e Defesa Civil) e André De Francesco (Educação).
O chefe do Executivo parabenizou a equipe da Secretaria de Segurança Pública pela realização desse projeto e agradeceu, em nome da vice-diretora da unidade Roselaine Mateus Torres, todas as escolas que participaram do projeto. “Essa aproximação da Guarda Civil Municipal é muito importante. É primordial que toda a comunidade se integre com as atividades das crianças. Parabéns a todos os envolvidos, familiares, alunos e GCMs pelo sucesso do projeto”, comentou Botion.
Os secretários Wagner Marchi e André De Francesco falaram sobre a importância desta parceria entre suas pastas dede 2017 e do sucesso obtido com as palestras e atividades. “Estamos formando cidadãos mais conscientes de seus direitos e também de suas responsabilidades. O que fazemos é oportunizar conhecimento para estes agentes multiplicadores. Nosso aprendizado na infância pode nos nortear em nossas decisões futuras”, disseram os secretários.
Também estiveram presentes os vereadores Betinho Neves e Lu Bogo; André Hailer, comandante da GCM, Alessandra Menegon, chefe de Atendimento ao Munícipe e coordenadora do Projeto Educar Limeira, além dos membros do projeto: Subinspetora Giane, Subinspetor Edilson e os GCMs P. Olegário, Haick, Silvana Arado, Nelson e Natanael.
É LEI
Em 2023, o tema abordado com os alunos foi “O protetor e amigo x Ladrão de Sonhos – drogas x violência sexual”.
Em 13 de outubro de 2021, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei de autoria da Prefeitura, que institui o Projeto Educar Limeira no âmbito da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil que consiste na realização de palestras em escolas e interações com a comunidade local, pela GCM, visando a prevenção ao uso de drogas e, com isso, o combate à violência. “Assim, independente do governo, o projeto segue para garantir às crianças, informações importantes sobre segurança”, afirmou o prefeito Mario Botion.
Em números, o projeto já atingiu mais de 60 mil crianças desde 2017.