O prefeito Mario Botion e o secretário de Educação André Luís de Francesco participaram, na manhã de hoje (13), do curso que finaliza uma das etapas da Formação de Avaliação Global para pessoas com o Desenvolvimento Atípico com foco em Transtorno do Espectro Autista (TEA). A capacitação foi promovida pelo Luna ABA. O evento, realizado no Teatro Nair Bello, contou com a participação do secretário de Comunicação Social, Sérgio Moreira, e do vereador Betinho Neves. A diretora pedagógica Adriana Dibbern Capicotto, responsável pela Diretoria Pedagógica/Setor de Educação Especial, também esteve presente.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 501 alunos diagnosticados e laudados em TEA. Para se ter uma ideia do crescimento e inclusão destes alunos na rede, esse número, em 2017, era de 40 alunos. “Os avanços na educação, em especial na educação especial, acontecem desde o início da nossa gestão. Sempre buscamos as melhorias contínuas e de qualidade para o desenvolvimento de programas e ações que melhorem ainda mais o desempenho e a inclusão de nossos alunos”, disse o chefe do Executivo.
O secretário de Educação citou ainda que, em 2023, a rede conta com 842 alunos que apresentam deficiências distintas e 392 com dificuldades acentuadas de aprendizagens. A média é de 1.234 atendimentos nas escolas pelos professores especialistas em Educação Especial. O atendimento hospitalar a alunos chega a 59 por mês e os domiciliares, oito. Na rede, são 185 professores de Educação Especial na ativa. “Gostaria de parabenizar e enaltecer o trabalho desenvolvido pela rede na implantação de diferentes programas. E isso só é possível porque somos respaldados pela administração do prefeito”, citou de Francesco.
Em sua fala, o vereador Betinho Neves enfatizou os ganhos da educação ao longo dos últimos anos e colocou o Poder Legislativo à disposição para que a educação continue sendo prioridade. “Quando o Poder Público se dispõe a criar capacitação para os professores, quem ganha são os alunos atendidos pela equipe.”
TEMÁTICA
Diretora pedagógica, Adriana Capicotto lembrou que, desde 2017, a Educação Especial cumpre as Normativas Municipais e as Legislações. Para isso, houve a reorganização do Atendimento Educacional Especializado, trabalhando as especificidades de cada unidade de ensino municipal. Equipes capacitadas recebem assessoria acadêmica para oferecer atendimento da Equipe Multidisciplinar Educacional. “A nossa busca é constante no atendimento singular dos alunos”, disse ela.
A temática abordou assuntos como a Pesquisa Comportamento Verbal e Habilidades Sociais e Estratégias Práticas para desenvolver os alvos avaliados no Inventário Portage com foco na reestruturação no Plano de Desenvolvimento Individual-PDI. Os palestrantes foram Aída Teresa dos Santos Brito e Lucelmo Lacerda.
Em sua fala, Aída destacou Limeira como um dos municípios mais engajados no acolhimento destes alunos e na formação de seus professores. Citou também que a iniciativa de Limeira é “rara” e deveria ser levada a outros municípios brasileiros. “Gostaria de parabenizar a toda a equipe da secretaria de Educação e a Prefeitura por estarem engajados neste projeto que visa a inclusão. Estamos, sem dúvida, colhendo frutos desta parceria, graças ao empenho dos professores e dos dirigentes que cuidam da educação no município”, citou.