Cordeirópolis assume uma posição de liderança na luta contra as mudanças climáticas ao participar do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, com o apoio da União Europeia.
Comprometida em construir um futuro sustentável e resiliente, Cordeirópolis começou a implementar medidas abrangentes para mitigar as emissões de gases de efeito estufa e fortalecer sua resiliência às adversidades climáticas. Graças ao suporte especializado oferecido pelo Pacto e com atividades implementadas por instituições parceiras, o município economizará ao menos R$ 780 mil em gastos públicos e fortalecerá sua participação na agenda global de enfrentamento às mudanças climáticas.
Para o prefeito Adinan Ortolan, ao aderir ao Pacto Global de Prefeitos, ”unimos forças com outras cidades globais em um esforço conjunto para combater as mudanças climáticas. Isso não é apenas uma promessa, mas um compromisso firme de Cordeirópolis com as gerações futuras."
Avanços Significativos:
Desde o início desse compromisso, Cordeirópolis está avançado na elaboração de um Inventário de Gases de Efeito Estufa, fundamental para o estabelecimento de metas de redução de emissões e a criação de planos de mitigação eficazes. Com o apoio e orientação especializada do Pacto Global de Prefeitos e seus parceiros estratégicos, estamos superando desafios e avançando em direção a um futuro mais sustentável.
"A medida que implementamos medidas concretas para reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa e fortalecer nossa resiliência, é evidente que estamos construindo uma cidade mais preparada para enfrentar os desafios climáticos. Nosso trabalho está em sintonia com as diretrizes globais e é respaldado por uma colaboração valiosa com nossos parceiros-chave.", relatou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Joaquim Dutra.
Apoio ao Progresso:
Esses avanços não seriam possíveis sem a colaboração valiosa de nossos parceiros-chave. O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia lidera essa iniciativa, fornecendo orientação especializada, recursos e apoio contínuo. Além disso, a Associação Brasileira de Municípios (ABM), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o ICLEI e o Instituto Alziras desempenham papéis essenciais nessa jornada.
O Pacto é uma aliança internacional de cidades e governos locais comprometidos com a promoção de ações voluntárias para combater o impacto do aquecimento global, à qual Cordeirópolis agora se junta.