O prefeito Mario Botion esteve na manhã desta quarta-feira (25) na Policlínica, acompanhando a “Mamografia Inclusiva”, ação do Outubro Rosa voltada às mulheres surdas ou com alguma deficiência. Até às 15h, uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) ficará à disposição no local para auxiliar as mulheres durante o exame, sem necessidade de agendamento prévio. A iniciativa atende à Lei 6.186, sancionada em 2019 por Botion, a partir de propositura da então vereadora, e hoje vice-prefeita, Erika Tank.
Botion destacou que a aquisição do mamógrafo digital foi intermediada pela vice-prefeita por meio de recursos (emendas parlamentares) destinados ao município pelo deputado federal Miguel Lombardi. “Esse equipamento é acessível em sua totalidade, porém no Outubro Rosa temos esse dia voltado às mulheres surdas ou com deficiência auditiva”, afirmou.
A intérprete de Libras que atua na “Mamografia Inclusiva”, Michele Cristiane Diniz, avaliou positivamente a atividade, como forma de facilitar a realização do exame pelas mulheres surdas. “É uma proposta bem interessante do ponto de vista de Saúde Pública, para que a comunidade surda saiba que esse é um local de acessibilidade”, frisou.
Acompanharam o início dos trabalhos, a chefe da Divisão de Especialidades da Secretaria de Saúde, Mayra Antonieta Vasconcelos Araújo, a coordenadora da Policlínica, Helenise Bortolin, e a técnica em radiologia, Daniele Rodriguez da Silva.
CAMPANHA
A campanha Outubro Rosa é realizada pela Prefeitura de Limeira, Fundo Social, Alicc, Santa Casa e Ambulatório Médico de Especialidades (AME). O público-alvo são as mulheres de 50 a 69 anos, que devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para solicitar o agendamento da mamografia. Mulheres a partir dos 40 anos também podem requisitar o exame, se houver necessidade de rastreio precoce em razão de histórico clínico e familiar de câncer de mama. Para facilitar o acesso aos 2.050 exames disponibilizados durante a campanha, as mulheres não precisam agendar consulta médica para solicitá-lo agora em outubro. Na UBS, o próprio enfermeiro(a) emitirá o pedido e agendará a mamografia.