Bairro já teve o Ginásio Vocacional, onde hoje funciona a Escola Chanceler.
Um dos mais tradicionais bairros de Rio Claro, a Vila Operária mantém sua tradição de abrigar serviços do setor educacional. Na década de 60, recebeu o Ginásio Vocacional e, na década de 80, a Delegacia Regional de Ensino, no mesmo prédio em que funciona a Escola Chanceler Raul Fernandes.
Em breve, a Vila Operária terá a Faculdade de Tecnologia de Rio Claro (Fatec), em prédio que está em construção na Rua 2, ao lado da Escola Chanceler.
“Nosso município dará avanço significativo no setor educacional, ganhando uma faculdade pública após quase 50 anos da implantação da Unesp”, observa o prefeito Gustavo. “Rio Claro está voltando a ser protagonista na região”.
Única universidade pública de Rio Claro, a Unesp tem campus no município há quase 50 anos. A Unesp foi criada em 1976 e teve origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, criada pelo governo estadual em 1958. Portanto, há 65 anos.
O prefeito Gustavo ressalta que também 50 anos após a implantação de seu primeiro distrito industrial, Rio Claro planeja ganhar seu segundo distrito industrial. “Estamos estruturando nosso município para que Rio Claro volte a se desenvolver de forma rápida, cresça, seja orgulho para os rio-clarenses, uma referência no interior paulista”, afirma Gustavo.
A unidade da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) que está sendo construída pelo Centro Paula Souza (CPS) em Rio Claro terá como um de seus diferenciais a disponibilidade de certificações intermediárias que facilitem a entrada dos estudantes no mercado de trabalho mesmo antes de concluírem o curso.
A Fatec Rio Claro contará com equipamentos de conectividade, disposição de mobiliário e tecnologias integradas ao ambiente empresarial. O investimento do Governo do Estado de São Paulo é de R$ 13,8 milhões nas obras de construção, reforma e adequação do espaço, e teve o então deputado estadual Aldo Demarchi como grande articulador para que o projeto fosse realizado.