Cerca de 150 mudas de árvores frutíferas e nativas do viveiro da autarquia foram fornecidas gratuitamente para a população em evento no Jardim Público.
O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro como forma de estimular e incentivar a conscientização a respeito da preservação das matas ciliares e a importância do plantio.
Com esse objetivo, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro realizou, durante a manhã e tarde de quinta-feira (21), doação de mudas para a população no Jardim Público.
Cerca de 150 mudas de árvores frutíferas e nativas do viveiro da autarquia foram fornecidas gratuitamente e de forma organizada e controlada. Os donatários assinaram termo de requisição de doação de mudas e foram instruídos sobre manuseio das mudas e locais corretos para serem feitos os plantios.
"As árvores são fundamentais para o ciclo da água, contribuindo para a formação de chuvas, preservação da qualidade da água e proteção das nascentes contra erosão e assoreamento", destaca o superintendente do Daae, Sergio Ferreira, que acompanhou e participou das doações no período da tarde.
O evento contou também com a presença de agentes ambientais mirins das escolas do ensino fundamental do município, que realizaram dinâmicas e atividades ambientais orientadas pelo servidor público municipal Edison Andrade.
"As crianças são protagonistas nas questões ambientais, pois são o nosso futuro. É necessário aprender a respeitar as árvores desde cedo por serem responsáveis também pela redução da sensação térmica e diminuição dos níveis de poluição, além de manterem o solo firme", comenta Rui Barbosa, diretor do Departamento de Meio Ambiente do Daae que esteve presente no período da manhã.
O evento contou com o apoio das secretarias de Serviços Públicos, Educação e de Cultura e do Consórcio PCJ.
VIVEIRO DO DAAE
Todas as mudas são do viveiro do Daae, que atualmente contabiliza cerca de 10 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, que são utilizadas em doações e em plantações em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e em áreas rurais, localizadas no entorno de cursos d’água e nascentes.
Interessados na doação das mudas devem ligar para o Departamento de Meio Ambiente da autarquia, no telefone (19) 99940-9724, que também atende via WhatsApp, de segunda à sexta, em horário comercial.