Os 201 anos da Independência do Brasil foram comemorados em Limeira, nesta quinta-feira (7), a partir das 8h, no Parque Cidade. O desfile cívico teve a participação de instituições de vários segmentos como escolas, Tiro de Guerra, órgãos de Segurança Pública, entre eles a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, escoteiros, e outras entidades. “É uma data importante para nós brasileiros, neste dia reforçamos o nosso compromisso com a pátria e com a cidadania” afirmou o prefeito Mario Botion.
Organizado pela Comissão Municipal de Civismo, o evento teve como tema: “Com Educação e Cidadania, construímos o Futuro”. “Ficamos muito felizes com a presença da população e de muitas famílias”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social Roberta Botion.
A cerimônia de abertura contou com a apresentação da Corporação Musical Arthur Giambelli, que executou os hinos do Brasil, de Limeira e da Independência, além da Guarda-Bandeira do Tiro de Guerra 02-020. “É um orgulho fazer parte das comemorações dos 201 anos da Independência do país”, ressaltou o chefe de instrução do TG, subtenente Eliezer Orlandi.
Também acompanharam o desfile a vice-prefeita Erika Tank, o comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar do Interior, Major/PM Neymar Pereira dos Santos, o comandante da 1ª Cia da PM, Capitão Erlon de Paula, o comandante da 5ª Cia da PM Capitão André Luís Meneses, o comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Lucas Félix da Silva, o comandante da Guarda Civil Municipal de Limeira, André Hailer, os vereadores Elias Barbosa, Lu Bogo, Mariana Calsa, Helder do Táxi, João Antunes Bano, Tatiane Lopes, Ceará, Nilton Santos, Waguinho da Santa Luzia, Anderson Pereira e secretários municipais.
O presidente da Comissão Municipal de Civismo, Sérgio Moreira, explicou que o desfile encerra as comemorações da Semana da Pátria.
A oficial de promotoria Jamile Yanase da Silva fez questão de assistir ao evento. “Trouxe meus dois filhos, Alice de 2 anos e Arthur de 5 anos”, disse. “É um momento especial porque meu filho Pedro, de 18 anos, vai desfilar pelo Tiro de Guerra”, comentou a dona de casa Ivanete Guimarães da Silva.
Confira as instituições que participaram:
Corpo de Bombeiros
Polícia Militar
Guarda Civil Municipal
Defesa Civil
Secretaria de Mobilidade Urbana
Associação dos Vigias Noturnos
Alamm (Associação Limeirense de Autismo Mundo Melhor)
Banda Marcial do Campl
Secretaria de Educação
Grupo Escoteiro Limeira 362º
Grupo Escoteiro Tatuibi 51º
Desbravadores e Aventureiros
Ceprosom
Fundo Social de Limeira
Secretaria de Esporte e Lazer
Projeto Patina Limeira
Banda Marcial Senai Luiz Varga
Poder para Mudar
Assembleia de Deus – Belém
Força Pré-Militar Brasileira (Fope)
Tiro de Guerra 02-020