A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, deu início à mobilização de atividades na Emeief Maria Aparecida Machado Julianelli e Emei Célio Sampaio dentro do projeto Reciclação. Na terça-feira (29), a Emeief Maria Aparecida Machado Julianelli recebeu recipientes que contribuirão para o desenvolvimento do programa no ambiente escolar.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos destinou quatro recipientes coloridos, cuja finalidade será pedagógica sobre a coleta seletiva junto aos estudantes, e um contêiner de mil litros, que armazenará todos os resíduos recicláveis separados pela escola. Uma vez por semana, os resíduos serão recolhidos e enviados à Cooperativa de Reciclagem de Limeira (COOPERELI). O contêiner foi doado pelo Consórcio NP, responsável pelo serviço de coleta.
Durante a entrega dos recipientes, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promoveu orientações para os alunos sobre a separação dos resíduos que podem ser reciclados. Responsável da pasta, Simone Zambuzi ressaltou o trabalho primordial que existe ao se desenvolver habilidades e cuidados com o meio ambiente durante a idade escolar. “Ao se conectarem à natureza, as crianças são fundamentais para a promoção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e com impactos reduzidos”, destacou.
Após ação na escola, a equipe de Educação Ambiental levou orientações aos comércios e munícipes da região, no Parque Nossa Senhora das Dores – Etapa IV. Foram disponibilizados materiais didáticos impressos com informações sobre o descarte correto de resíduos, locais de ecopontos próximos e os dias de coleta seletiva no bairro. Ainda, realizaram uma pesquisa breve por meio de um questionário para levantamento de dados sobre o conhecimento da população sobre a importância da coleta seletiva.
Já na quarta-feira (30), os alunos da Emeief Maria Aparecida Machado Julianelli foram levados ao Aterro Municipal de Limeira. A visita técnica monitorada foi conduzida pela engenheira ambiental da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Isabela Giacon Pitton. Os alunos tiveram a oportunidade de entender como ocorre a disposição do lixo recolhido na cidade e a importância de separar e destinar corretamente os materiais para a reciclagem.
Isabela salientou que a diminuição da quantidade de resíduos que chegam ao aterro pode contribuir para o aumento da vida útil dele. “Quando a criança entende que deve vir para o aterro apenas os materiais que não podem ser reciclados ou reutilizados, ela orienta a família para dar o destino correto do plástico, papel, vidro e metal”, destacou.
CÉLIO SAMPAIO
Nesta quinta-feira (31), na Vila Camargo, a Emei Célio Sampaio recebeu os recipientes coloridos e o contêiner de mil litros para o recolhimento dos materiais recicláveis. A comunidade ao redor da escola, comércios e munícipes, também receberam orientações e materiais impressos sobre o projeto e como todos poderão contribuir com a proposta da coleta seletiva.