O número de ausências no primeiro semestre já ultrapassa as abstenções de todos os meses de 2022
A falta de consciência humana, alerta e preocupa a Secretaria Municipal de Saúde após o levantamento realizado nesta semana que apontou o aumento de 40% das faltas, neste período das férias. Em 2022 a Pasta somou 2.965 ausências nos procedimentos previstos na rede pública municipal. De janeiro a junho deste ano, já registrou 3.023 faltas a consultas médicas agendadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, quando avisada com antecedência, a Secretaria consegue colocar outro paciente na vaga, por isso, desmarcar a consulta se houver a necessidade é tão importante quanto comparecer ao consultório, pois a ausência, prejudica outros cidadãos, além do “gasto” de dinheiro público. “A administração realiza um investimento alto na contratação de médicos de todas as especialidades, que sempre estão à disposição dos pacientes. A gestão sempre defende o direito ao acesso à saúde pública de qualidade, e isso Cordeirópolis é referência. Agora o cidadão agendar e faltar à consulta, isso já é falta de consciência humana”, alertou a secretária.
Desse total, a área que mais sofreu com as abstenções foi a ortopedia, com 1.073 atendimentos faltosos. Nos Postos de Saúde foram registradas 1.261 faltas às consultas em clínico geral; 611 em pediatria; 532 na área de ginecologia/ obstetra; 463 em odontologia e 98 ausências em agendamentos para nutricionista.