Duas escolas municipais da zona rural de Limeira, a “Martim Lutero” e a “Tenente Aviador Ary Gomes Castro”, foram escolhidas para receberem o projeto “Escola Transforma”. Ações foram implantadas nas escolas por meio de uma instituição sem fins lucrativos, o “Instituto Cuidare” e pela empresa “Nutrien Soluções Agrícolas”, braço da iniciativa privada patrocinadora do “Escola Transforma”, que beneficiará 8 mil estudantes em todo o pais, em 2023.
Um dos objetivos do projeto é colaborar com a aprimoração de práticas educacionais e elevar indicadores de qualidade na educação municipal. Ambas as ações, tiveram etapas realizadas ontem (5) nas duas instituições de ensino de Limeira.
As ações na “Martim Lutero”, no Bairro dos Pires, resultaram na implantação de uma horta suspensa e um jardim sensorial, além da ampliação da sala de leitura da escola – que funciona junto com a de informática – com a doação de 400 novos livros, armários, jogos e puffs.
O projeto executado pelo Instituto Cuidare e a Nutrien foi acompanhado por alunos dos quartos anos. “Todos os benefícios que estamos recebendo, entretanto, vão contemplar os 225 alunos da escola”, disseram a diretora Diná Dibbern Fischer e a vice-diretora, Vera Lúcia Alexandre. “Experiências como essa demonstram que vale muito a pena o investimento em escolas públicas”, complementaram as gestoras.
OFICINAS
Na “Tenente Aviador”, no Bairro do Tatu, o projeto “Escola Transforma” se encontra numa fase mais avançada. Durante o período da tarde, ocorreram oficinas sobre o plantio de mudas,contação de histórias e atividades de recreação.
Segundo a vice-diretora, Cristiane Rodrigues da Silva, o projeto chegou em novembro do ano passado, quando o Instituto Cuidare e a empresa Nutrien implantaram, a exemplo do ocorrido na Martim Lutero, uma horta suspensa e a ampliação da sala de leitura, com doações de livros. A escola recebeu também um conjunto de brinquedos.
Cristiane elogia o projeto. “É gratificante”, afirma. Para ela, a atuação da instituição e da empresa é uma forma de reconhecimento das escolas públicas. A “Tenente Aviador”, no Bairro do Tatu, possui 139 alunos, além de dois pólos, que totalizam mais 110 estudantes em outros dois bairros rurais.