O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Limeira debateu, na última semana, os projetos em andamento no Departamento de Turismo. Realizada no Edifício Prada, a reunião foi conduzida pelo vice-presidente Luiz Eduardo Gaio e teve a presença dos secretários Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação) e André Basso (Gestão Estratégica), além de membros do conselho.
Os projetos e as ações que estão em andamento englobam a revisão do Plano Diretor de Turismo; estudo de demanda turística; revisão do inventário turístico; e finalização do cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro 2023 – desde 2021, Limeira pertence à categoria turística B, o que garante repasses de verbas e participação em programas. Em 2024 haverá nova categorização pelo Ministério do Turismo e atualização do ranqueamento turístico dos municípios do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Viagens e Turismo do Estado. Atualmente, Limeira ocupa a 10ª posição desse ranking.
Durante o encontro, também foram apresentados um levantamento do potencial turístico do Bairro dos Pires e as estratégias para o fomento turístico no local.
PARCERIAS
Outro tema deliberado pelos conselheiros foi a parceria com o Sebrae para realização do programa de incentivo ao crédito orientado e acesso ao mercado para o turismo, voltadas a gestores públicos, micro e pequenos empresários, empreendedores do setor e futuros empreendedores. “A iniciativa visa o fortalecimento do setor, oferecendo ferramentas e linhas de financiamento, como motor de aceleração dos investimentos nas regiões turísticas do Estado”, afirma a secretária-executiva do Comtur, Luciene Sizino. Limeira faz parte da Região Turística Serra do Itaqueri.