Com o objetivo de entender a rede ferroviária, o patrimônio histórico e a drenagem urbana da cidade, alunos e professores de Arquitetura da Universidade de São Paulo e da Mackenzie estiveram em Cordeirópolis na última semana.
Além do município, eles também realizaram uma visita técnica às cidades de Araraquara, Casa Branca e São Carlos, onde estão localizados os campus das universidades. Durante a visita à Cordeirópolis, os pesquisadores, que integram a rede CIAM Clima – Cidades, Infraestrutura e Adaptação às Mudanças do Clima, tiveram a oportunidade de conhecer o Pátio da Estação e a estrutura da antiga estação de energia, onde atualmente funciona o Teatro Municipal.
Estiveram presentes o representante do Ministério dos Transportes, Ricardo Meirelles, os pesquisadores Jeferson Tavares (USP), Renato Anelli (Mackenzie), Luciana Travassos (UFABC) e Ana Paula Khoury (USJT), além da vice-prefeita, Fátima Celin, e a secretária de Justiça e Cidadania, Sandra Santos.
De acordo com a secretária, que acompanhou a visita junto com a vice-prefeita, essa ação também tem um foco social. “O projeto envolve alunos, professores, técnicos federais e gestores municipais, com o objetivo de refletir sobre as infraestruturas do interior do Estado de São Paulo e possíveis alternativas de governanças”, explicou Sandra.